Translate

quinta-feira, 9 de março de 2017

Combater ao tráfico de drogas

ONU instala em Santos unidade para combater o tráfico internacional de drogas

Para conter o avanço do narcotráfico no Porto de Santos, a Organização das Nações Unidas (ONU) vai instalar uma unidade de controle no cais santista. Trata-se de uma parceria estabelecida com a Receita Federal para ampliar o  monitoramento de cargas e coibir eventuais ações criminosas. 
De acordo com o Fisco, a nova Unidade de Controle Portuário (UCP) tem o objetivo de intensificar a fiscalização de contêineres, melhorar a coordenação, análise e intercâmbio de informações. Além disso, permite que as equipes otimizem as ações preventivas realizadas no complexo marítimo. 
O representante do Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime (UNODC) no Brasil, Rafael Antonio Franzini Datlle, explica a ação faz parte de um programa global. "É para que os portos consigam ter melhor informação e possam reagir melhor caso os contêineres sejam utilizados pelo crimes organizados".


A implantação ocorre em etapas e será concluída neste semestre. Segundo o chefe de divisão de Vigilância e Controle Aduaneiro da Alfândega de Santos, Oswaldo Souza Dias Júnior, a UCP terá equipamentos de última geração. "Com isso, vai haver uma maior agilidade no trabalho de inteligência e análise de risco". 
Somente este ano, mais de 3 toneladas de cocaína já foram encontradas no Porto de Santos prontas para serem embarcadas para a Europa. A última apreensão - a maior do ano - foi feita no último mês, quando 760 quilos da mesma droga foram encontrados em um terminal na Margem Esquerda (Guarujá).
No ano passado, as apreensões de cocaína em terminais e em navios no cais santista totalizaram 10,6 toneladas, número oito vezes superior ao registrado em 2015. A ocorrência de maior destaque em 2016 teve registro em 31 de agosto, com a apreensão única de de quase 1,5 tonelada do entorpecente.
Fonte:Jornal Atribuna 

Nenhum comentário:

Postar um comentário