Translate

sábado, 8 de outubro de 2016

LÚCIO COSTA e MACHADO DE ASSIS em operação


A Transpetro – o braço logístico da Petrobras para a área de transportes - colocou no último dia (6) em operação duas novas embarcações construídas no país, em estaleiros localizados em Pernambuco, no âmbito do Programa de Modernização e Expansão da Frota Nacional de Petroleiros (Promef).

O gaseiroLúcio Costa e o suezmax Machado de Assis , respectivamente, 16º e 17º navios do Promef, partiram ontem mesmo em sua primeira viagem. O Machado de Assis é o oitavo suezmax (petroleiros com calado para trafegar no canal de Suez) construído pelo Estaleiro Atlântico Sul (EAS).

 O petroleiros seguiu para abastecimento em Salvador (BA).
A embarcação tem capacidade para carregar cerca de um milhão de barris de petróleo e, com seus 274 metros de comprimento, tem 157.700 toneladas de porte bruto.

Já o Lúcio Costa é o quarto gaseiro entregue à companhia e foi construído pelo Estaleiro Vard Promar. A embarcação também já seguiu para o Terminal Aquaviário de Suape (PE).

Com 117 metros de comprimento e capacidade para transportar 7 mil metros cúbicos de Gás Liquefeito de Petróleo (GLP), a embarcação está preparada para operar em todas as regiões do Brasil e na América do Sul.
As informações da Transpetro indicam que atualmente outros nove navios estão em fase de construção no âmbito do Promef.

 Sete destas embarcações estão em construção no Estaleiro Atlântico Sul (dois suezmax e cinco aframax) e dois gaseiros no Vard Promar.

A previsão de entrega dessas embarcações é até 2019 quando passarão a contribuir para a melhora na eficiência logística de transporte de petróleo e derivados no país, incrementando ainda mais os trabalhos de escoamento da produção da Petrobras.

Lúcio Costa
Tipo: Gaseiro
Capacidade de transporte: 7 mil metros cúbicos
Comprimento total: 117,63 metros
Largura: 19,20 metros
Altura: 34 metros
Calado: 5,80 metros
Pontal (distância entre o fundo e o convés): 8,60 metros
Velocidade: 15 nós
Autonomia: 11 mil milhas náuticas
Número de tanques: 2
Machado de Assis
Tipo: Suezmax
Porte Bruto (TPB): 157.700 toneladas
Comprimento total: 274,20 metros
Boca: 48,00 metros
Calado: 17,00 metros
Velocidade: 14,8 nós
Autonomia: 20.000 milhas náuticas
Motor Principal – MCP: 1 unidade, Doosan-MAN B&W modelo 6S70ME-C
Motor Auxiliar – MCA: 3 unidades, Doosan-MAN B&W modelo 7L23/30H
O consumo total de óleo combustível do tipo RMK-45, considerando a operação do MCP e de um MCA, é de 69,0 toneladas por dia.









Fonte:Portal Brasil / Agencia Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário