Translate

sábado, 20 de fevereiro de 2016

LIBRA TERMINAIS DEMITE 100 funcionarios

Desde a madrugada desta sexta-feira (19), a Libra Terminais tem demitido seus funcionários. Apesar de não saber um número exato de profissionais desligados, o Sindicato dos Empregados Terrestres em Transportes Aquaviários e Operadores Portuários (Settaport) estima que sejam 100 trabalhadores.

Segundo o presidente da entidade, Francisco Nogueira, as demissões são uma falta de respeito com a cidade de Santos e com os empregados. “Já estamos adotando as medidas jurídicas cabíveis e mobilizaremos a categoria contra essa situação”.

O sindicalista ressalta que, recentemente, o terminal teve antecipada a renovação dos contratos de arrendamento das áreas que opera no Porto de Santos, pelo Governo Federal, por mais 25 anos.

“E agora? Qual o compromisso da empresa com a Cidade e com os trabalhadores? Não podemos esquecer que eles também patrocinaram o Carnaval da Grande Rio. É previsto rever isso (demissões)”, diz.

Nogueira conta que a categoria deu início nesta sexta-feira (19) a Campanha Salarial 2016 e, inclusive, realizou assembleias com os profissionais em dois períodos, pela manhã e no final da tarde. “Estão todos revoltados. O clima era de velório”.


O presidente explica que ninguém esperava pelas demissões porque, antes do Carnaval, representantes da empresa haviam procurado o Settaport para propor a suspensão de 120 trabalhadores, sendo 70 vinculados ao sindicato.
“Começamos a negociar para entender como funcionaria esse esquema. Queríamos saber se a empresa arcaria com os benefícios. Como nos disseram que não, procuramos o Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), onde foi realizada uma Mesa Redonda no dia 4 de fevereiro”, conta.
De acordo com Nogueira, durante o encontro, os representantes da empresa disseram que pensariam melhor a situação (suspensão dos trabalhadores) e que não demitiriam ninguém, pois todos os profissionais são qualificados.
“Fomos pegos de surpresa. Achamos que foi deslealdade da empresa. A cidade vai virar um caos com tantas demissões”, criticou o presidente, antes de informar que mobilizará toda a categoria para uma série de protestos.
Resposta
Em nota, a Libra Terminais Santos informou que não vai se pronunciar sobre o assunto neste momento.

Fonte: Jornal Atribuna

Nenhum comentário:

Postar um comentário