Translate

terça-feira, 6 de janeiro de 2015

EMPRESS é impedido de sai do Porto devido a protestos

Mais de 1,8 mil turistas e cerca de 600 tripulantes estão sem poder sair do navio Empress, operado pela Pullmantur, devido a um protesto de pescadores que ocorre no Complexo Portuário de Itajaí desde segunda-feira (5). A saída dos passageiros não é permitida pela alfândega, pois eles já fizeram o embarque. O cruzeiro deveria sair de Santa Catarina na tarde de segunda-feira (5), mas a embarcação permanece no rio Itajaí-Açu até o início da tarde desta terça (6).

Desde a manhã de segunda, nenhum navio sai ou entra no Complexo Portuário. Segundo o Sindicato dos Armadores e Indústria da Pesca (Sindipi), quase 200 barcos estavam no rio até a manhã desta terça. Os pescadores querem a revogação da portaria número 445 de 17 de dezembro de 2014, do governo federal, relacionada à proibição da pesca de espécies em extinção. Entre eles, estão peixes como garoupa, namorado, cações, emplasto e arraias.

De acordo com a Capitania dos Portos, uma empresa especializada foi chamada nesta terça-feira para captar esgoto da embarcação, que deve ser jogado no mar, já que não pode ser despejado no rio.

Em assembleia dos pescadores, com início perto de 8h desta terça, os profissionais decidiram permanecer no rio e só sair caso haja revogação da portaria, informou a assessoria do Sindipi. A Capitania dos Portos aguarda os pescadores na delegacia de Itajaí para uma reunião entre as entidades, o secretário de Segurança Pública de Itajaí e um representante da Polícia Militar.

A Capitania dos Portos informou que um navio  também continua sem poder sair do Complexo Portuário. Outras três embarcações comerciais deveriam ter atracado desde o começo do protesto. A chegada de outros dois navios está prevista para quarta (7).

Na manhã desta terça, a Capitania dos Portos realiza patrulhamento ostensivo com lanchas no intuito de notificar os barcos que continuam no rio, explicou a a assessora de Comunicação Social da entidade, tenente Luana Vicente dos Santos.

Fonte/fotos:G1 / Luiz Souza/RBS TV

O Empress volta a Santos no dia 11/01. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário