Translate

sexta-feira, 19 de setembro de 2014

NOVO Centro de Operações - C3OT

A Praticagem do estado de São Paulo conta agora com um novo Centro de Coordenação, Comunicações e Operações de Tráfego.  O C3OT foi inaugurado nesta segunda-feira (dia 15 setembro) com este novo Centro de Operações a Praticagem de São Paulo pretender garantir ainda mais agilidade e segurança nas manobras dos navios no Porto de Santos.  

Com câmeras estrategicamente situadas ao longo de todo o canal do porto, equipamentos de última geração para medição de ondas, profundidade  e visibilidade e tecnologia capaz de fornecer informações em tempo real permitirão o monitoramento, com absoluta precisão, de todo o canal navegável do porto santista.


Veja o NOVO Centro de Operações - C3OT
                 

O novo Centro de Operações surgiu da nova realidade do Porto de Santos, como explica o presidente da Praticagem, Paulo Sérgio Barbosa: '' Os navios estão cada vez maiores, com dimensões praticamente dobradas  nos últimos 13 anos. Mais as condições geográficas do porto não mudaram: o canal continua estreito e sinuoso" .

Centro de Operações/C3OT. foto: A Tribuna
O sistema já existe em outros portos modernos do mundo, mas é implantado e mantido pela autoridade portuária. 
Em alguns casos, as praticagens comandam o serviço, mas a Praticagem de Santos será a primeira a possuir esse equipamento, considerado o mais atualizado. 

 As imagens são transmitidas em tempo real para o Centro de Coordenação, Comunicações e Operações de Tráfego, que tem um vídeo-wall equipado com dez telas de LCD de 46 polegadas. Qualquer emergência será avisada imediatamente ao prático pelo rádio

 Para avaliar as condições do mar e a meteorologia, há novos equipamentos oceanográficos. Uma onda mais forte ou uma ressaca, por exemplo, modifica as condições do mar e os novos aparelhos vão mostrar a situação exata em tempo real. A altura das marés será avaliada também em tempo real, a partir de cinco estações instaladas na Ilha das Palmas, Praticagem, Capitania, Ilha Barnabé e Usiminas.

Na Inauguração contou com autoridades portuárias, empresariais e acadêmicos. foto: A Tribuna

A praticagem conta agora também com visibilímetros capazes de prevenir situações de baixa visibilidade, como a formação repentina de nevoeiros, que podem comprometer a segurança da navegação.
 Todas as lanchas da Praticagem estão equipadas com AIS e câmeras e uma delas fará o monitoramento constante da área, informando o Centro por rádio sobre qualquer anomalia, como navio atracado com cabos brandos, manchas de óleo ou obstáculos à navegação

SALA DE CRISE

Toda essa capacidade de monitoramento será colocada à disposição da cidade de Santos e do porto, em 
situações de emergência. O Centro dispõe também de uma sala de crise para reunir gerentes, diretores e autoridades marítima e portuária em que todas as informações e imagens disponíveis serão fornecidas para auxiliar a tomada de decisões. 


A PRATICAGEM


Responsável pela manobra dos navios nos portos de Santos e São Sebastião, a contribuição da Praticagem de São Paulo tem sido fundamental para a quebra constante dos recordes de exportação nesses dois portos. 
Legalmente, os práticos devem manter uma atalaia apenas para a escalação dos práticos e lanchas que os transportam para as manobras. Na prática, porém, têm realizado altos investimentos para garantir maior agilidade no trabalho de coordenação do tráfego.

 A Praticagem de São Paulo realiza 12 mil manobras por ano e sua estrutura conta agora com o moderno Centro de Coordenação, Comunicações e Operações de Tráfego, equipado com a mais moderna tecnologia disponível. 

Essas atividades têm o suporte de cem funcionários, estaleiro e 18 embarcações. Funciona 24 horas por dias durante os 365 dias do ano. Toda estrutura é mantida para atender 120 manobras diárias, o que é uma garantia para o setor portuário de que nenhum navio deixará de ser manobrado, mesmo no pico máximo. A média diária atual é de 32 manobras.

fonte/vídeo: Praticagem de São Paulo
foto lancha: NaviosCIA

Nenhum comentário:

Postar um comentário