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sexta-feira, 15 de agosto de 2014

CANAL DO PANAMÁ 100 anos


O Canal do Panamá tem um comprimento de cerca de 80 quilômetros entre os oceanos Atlântico e Pacífico. Construído em uma das parte mais estreitas do hesmifério que une a América do Norte com a América do Sul.
O canal utiliza um sistema de fechaduras -compartments com entrada e saída. As eclusas funcionam como elevadores de água: eles levantam navios do nível do mar (ou do Pacífico ou do Atlântico) para o nível de Lago Gatún (26 metros acima do nível do mar); navios, em seguida, navegar através do canal Canal na Cordilheira Central do Panamá.
Cada conjunto de eclusas é nomeado após a cidade onde foi construído: Gatún (no lado do Atlântico), Pedro Miguel e Miraflores (no Pacífico).
As câmaras de bloqueio -steps-- são 33,53 metros de largura por 304,8 metros de comprimento. As dimensões máximas dos navios que podem transitar do Canal são: 32,3 metros de largura; projecto -depth de atingirem 12 metros de água doce tropical e 294,1 metros de comprimento (dependendo do navio).
A água utilizada para levantar e embarcações menores em cada conjunto de eclusas vem de Lago Gatún pela gravidade: é derramado nos bloqueios através de um sistema de aquedutos principais que se estendem sob as câmaras de bloqueio de as paredes laterais e a parede central.
O Gaillard Cut é a parte mais estreita do Canal. Ele se estende da extremidade norte de Pedro Miguel Locks para a ponta sul do lago Gatún na Gamboa. Este segmento, cerca de 13,7 km de comprimento, foi escavado em rocha de xisto e da Cordilheira Central.

Navios de todo o mundo diariamente trânsito pelo Canal do Panamá. Entre 13.000 e 14.000 navios usar, a cada ano, o Canal. Na verdade, em vias transversais mar do Canal do Panamá que liga 144 países e 160 destinos ao redor de 1.700 portas.
Com o trabalho de cerca de 9000 trabalhadores, o canal funciona 24 horas por dia, 365 dias por ano, fornecendo serviço de trânsito de navios de todas as nações, sem discriminação

Veja como Funciona o Canal do Panama
INAUGURAÇÃO
Após dez anos de trabalho e da escavação de um volume de material quase quatro vezes maior do que o inicialmente projetado, o canal foi finalmente concluído a 10 de Outubro de 1913, com a presença do presidente estadunidense Woodrow Wilson, que naquela data apertou o botão para a explosão do dique de Gamboa. Diversos trabalhadores das Índias Ocidentais trabalharam no canal, e a sua mortalidade oficial elevou-se a 5.609 mortos.5
Construção das eclusas de Pedro Miguel,no início da década de 1910, mostrando as paredes centrais ( vistas ao norte).

Concluídas as obras complementares, quando o canal entrou finalmente em atividade, a 15 de Agosto de 1914, constituía-se numa maravilha tecnológica. A complexa série de eclusas permitia até mesmo a passagem dos maiores navios de sua época. O canal foi um triunfo estratégico e militar importantíssimo para os Estados Unidos, e revolucionou os padrões de transporte marítimo.
Navio de passageiro SS Kroonland atravessando o canal em 1915.

Os Estados Unidos usaram o canal durante a Segunda Guerra Mundial para revitalizar sua frota militar devastada no Pacífico, após o ataque a Pearl Harbour em 7 de dezembro de 1941. Alguns dos maiores navios que os Estados Unidos tiveram que enviar pelo canal foram porta-aviões, em particular o USS Essex. Estes eram tão largos que, apesar de as eclusas poderem contê-los, os postes de luz que ladeiam o canal tiveram que ser removidos para que pudessem passar. 
 Canal do Panamá



Vídeo comemorativo dos 100 anos do Canal do Panamá



Fonte: Mi Canal de Panama.com
           Wikipédia.com

Fotos :Mi Canal de Panama.com
           National Geographic Channel.com
           Wikipédia.com
           

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