Translate

domingo, 2 de março de 2014

Transpetro lança ao mar navio Irmã Dulce

A Transpetro lançou ao mar dia (28) o navio Irmã Dulce. Segundo informou a subsidiária da Petrobras, essa é a décima embarcação do Programa de Modernização e Expansão da Frota (Promef) a atingir a fase de lançamento no prazo de quatro anos. O navio  passará ainda por acabamentos antes de  iniciar  as operações.


Ficha Técnica:

Tipo : Petroleiro Panamax
Porte bruto : 72.900 Toneladas
Comprimento : 228 m
Boca  : 40 m
Calado : 12 m
Altura  : 48,3 m
Velocidade : 15 nós 
Capacidade para transporta 90,2 milhões de litros






O Irmã Dulce é o segundo de uma série de quatro petroleiros do tipo panamax, termo que designa os navios que, devido às suas dimensões, alcançaram o tamanho limite para passar nas eclusas do Canal do Panamá. Os nomes de mulheres colocados nos petroleiros constituem homenagem às figuras femininas que ajudaram a construir a história do Brasil. O primeiro foi o Anita Garibaldi. As embarcações são utilizados para o transporte de petróleo e derivados escuros  e têm capacidade de transporte de  90,2 milhões de litros.


Irmã Dulce

Nascida em 1914, em Salvador (BA),  a Irmã Dulce  (Maria Rita de Souza Brito Lopes Pontes) pertencia à Congregação das Irmãs Missionárias da Imaculada Conceição da Mãe de Deus. Foi   uma das mais importantes ativistas humanitárias brasileiras do século 20. Irmã Dulce faleceu em 13 de março de 1992 aos 77 anos.


O presidente da Transpetro, Sergio Machado, disse que o novo navio lançado ao mar marca a retomada da indústria naval brasileira, com produtividade em série. “O Promef garante a encomenda de navios no Brasil e o conteúdo nacional mínimo de 65%. Agora, estamos perseguindo a competitividade internacional para colocar de novo o nosso país na posição de ator mundial na produção de navios”, disse.

O Promef totaliza investimentos de R$ 11,2 bilhões na  encomenda de 49 navios e 20 comboios hidroviários.

Fonte: EBC Agência Brasil
        : Petrobras
Foto: Petrobras
Foto: Bahia.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário