Translate

quinta-feira, 17 de janeiro de 2013

1ª capitã brasileira de longo curso

A  1ª  CAPITÃ  BRASILEIRA  DE  LONGO  CURSO  VAI  COMANDAR  UM  NAVIO  DE  183 METROS

Transpetro recebe nesta quinta-feira o navio RÔMULO ALMEIDA. Será a primeira embarcação com duas mulheres no comando.
O navio RÕMULO ALMEIDA terá atrás do seu leme a primeira brasileira a atingir o posto de capitã de longo curso ou seja, habilitada a comandar qualquer tipo de navio.

 ''É uma realização profissional e, como comandante, um desafio'', diz a capitã Hidelene Lobato Bahia.  '' Saí  de um Fusca para uma Ferrari'', brinca ela.  A Ferrari é o Rômulo e o Fusca é o Carangola navio que lhe deu o primeiro comando em 2009 e do guarda saudades e carinho.


Com 183 metros de comprimento, o Rômulo é  a quarta embarcação do Programa de Modernização e Expansão da Frota ( PROMEF ). O navio foi construído no Estaleiro Mauá, em Niterói, Rio de Janeiro. 
Com capacidade de 56 milhões de litros de combustível, e será usado para o transporte de derivados de petróleo .  

O comando do Rômulo foi um grande presente que Hidelene recebeu de aniversário, comemorado na segunda 14/01, quando completou 39 anos. ´´ É um navio moderno, com tecnologia de primeira.  Foi um presentão de aniversário. É importante para um profissional parti do zero, conhecer o navio, formar a tripulação . Mas dá saudades do Carangola, meu primeiro comando. Fica um sentimento de mãe, ou órfã`` , diz ela.

Navio Carangola
                                            Foto ; Marcelo Lopes

Hidelene é pioneira; foi a primeira mulher no Brasil a chegar ao cargo de imediato e se tornou também a primeira comandante da Marinha  Mercante Brasileira. Nascida em Icoaraci, distrito de Belém, no Pará, ela se formou em ciências contábeis pela Universidade Federal do Pará ( UFPA) e prestou concurso, quase que por acaso, para a Escola de Formação de Oficias da  Marinha Mercante.  Fez a prova para apenas acompanhar o irmão , e para sua surpresa foi aprovada e passou a integra o primeiro quadro feminino do Centro de Instrução  Almirante Braz de Aguiar, em Belém. Já o irmão não passou.

A imediata Vanessa

Desde menina, Vanessa Cunha dos Santos Silva queria trabalhar na Petrobras, aos 30 anos, casada, é a imediata do navio Rômulo Almeida.  

 As 18 anos, formada como técnica   em química, foi aprovada nos concursos da Petrobras, Escola de Formação de Oficias da Marinha Mercante ( EFOMM) e Uerj. Os salários atrativos da Marinha Mercante e a bolsa que recebeu foram decisivos na decisão.

Vanessa, que até então nunca tinha pensado em ser marítima, apaixonou-se pela carreira e ingressou na transpetro em 2005, quando mulheres a bordo eram raridade.

''Tenho muito orgulho de ser uma das poucas mulheres a ocupar um cargo de chefia na Marinha Mercante. A acredite que  cada vez mais mulheres vão optar por seguir este caminho promissor'' , afirma ela, que ,com Heldelene, conheceuo o marido na frota, na época prestador de serviços da transpetro.

RÔMULO ALMEIDA    

Segundo a Transpetro, a construção do navio mobilizou 2,200 pessoas, transformando o estaleiro numa minicidade. Somente dentro do navio, trabalharam mil profissionais entre soldadores, metalúrgicos, montadores  e engenheiros. O Rômulo Almeida tem 72% de conteudo local.         

                            
Fonte ; G1
Fonte/fotos ; Renata Mello/Transpetro                                                                      

Um comentário: