Translate

quarta-feira, 11 de abril de 2012

Navio RMS TITANIC " 100 anos do maior naufrágio da historia da navegação"

Titanic "conhecido como inafundável "


O RMS Titanic foi um navio transatlântico da Classe Olympic operado pela White Star line e construído nos estaleiro da Harland and Wolf em Beslfast , na Irlanda do Norte.




O Titanic foi Construído para comperti com os navios Lusitânia e Mauritânia da empresa rival Cunasd Line. Titanic ,juntamente com seus irmãos da classe Olympic, o Olympic e o ainda em construção Britannic( originalmente chamado de Gigantic).

Sua construção começou em 31 de março de 1909 financiada pelo americano J.P.Morgan e sua companhia  Internacional Mercantile Marine Co.

O casco do Titanic foi lançado no mar no dia 31 de maio de 1911, e sua equipagem foi concluida em 31 de março do ano seguinte.

O Titanic superou todos os seus rivais em termos de luxo e a opulência. A quarta chaminé foi adicionada para dar ao navio uma aparência mais impressionante.  O luxo era muito. A seção da Primeira-Classe tinha uma piscina, um ginásio , uma quadra de squash , banhos turcos ,elétricos e o café Verandah.       


O Titanic tinha recursos tecnologicos e avançados pra época. Ele tinha três elevadores elétricos, dois na primeira classe e um na segunda-classe. Ele também tinha subsistema eétrico alimentado por geradores a base de vapor , uma fiação elétrica que cobria todo o navio e dois rádios Marconi incluindo um de 1,500w manejado por dois operadores que trabalhavam , em turnos permitindo contato constante e a transmição de muitas mensagens dos passageiros. 

Trajeto do TITANIC em sua viagem inaugural

O navio iniciou sua viagem inaugural saindo de Southampton( Inglaterra ) , com destino ao Estados Unidos. na quarta-feira 10de abril de 1912 com o Capitão Edward J. Smith no comando.

Assim que o Titanic deixou o cais , sua esteira provocou a aproximação do SS New York , que estava ancorado nas proximidades , rompendo as suas amarras e quase se chocando com o navio.antes que rebocadores levassem o SS New York para longe. O incidente atrasou a partida em meia hora. depois de atravessar o Canal da Mancha , o Titanic  parou em Cherbour ( França ), para receber mais passageiros e parou novamente em Quenstown (hoje conhecida como Cobh na Irlanda ).

Já que as instalações do em Quenstown eram inadequadas para um navio de seu tamanho. o Titanic teve que ancorar  ao largo ( fora do porto ), com pequenos botes levando os passageiros e bagagem até ele.
Quando finalmente partiu para Nova Iorque com 2,240 pessoas a bordo.
Naufrágio 

Na noite do dia 14 de abril, a temperatura tinha caído para quase congelamento e o oceano estava calmo. A lua não era visível mesmo tando em Lua Nova e o céu estava limpo. O navio Amerika avisa que grandes icebergs estavam a caminho do Titanic.  A mensagem não chegou a ponte.

Às 23;40  o Titanic  se choca co um iceberg que fomou um rasgo de 90m do lado direito do navio. Às 02;20 o navio mergulhar a pique nas profundezas do oceano.

Sobreviventes e Vitimas

CategoriaPessoas a BordoNúmero de SobreviventesPercentual de SobreviventesNúmero de MortosPercentual de Mortes
Primeira Classe32919960.5 %13039.5 %
Segunda Classe28511941.7 %16658.3 %
Terceira Classe71017424.5 %53675.5 %
Tripulação89921423.8 %68576.2 %
Total2.22370631.8 %1.51768.2 %



Esta e a historia do  maior naufrágio de todos os tempos.


Nome. . . . . . . . .  . . .RMS TITANIC
Construção. . . . . .  . 1909 ( batimento da quilha ) 
Lançamento. . . . .  . . 1911
Bandeira. . . . . . . .  . .Liverpool
Viagem inaugural. . . .10 de Abril de 1912
Período de serviço. . .1912
Estado atual. . . . . . . . Afundo após colisão com um iceberg no meio do Oceano Atlântico
Comprimento. . . . . . . 256m x28m
Tripulação. . . . . . . . . .860
Passageiros. . . . . . . . . 3,547
Velocidade.  . . . . . . . . .23 nós
Tipo. . . . . . . . . . . . . . . .Navio a vapor de passageiros

Nenhum comentário:

Postar um comentário